GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS

O Windows Explorer  

Postado por SOL

O programa chamado EXPLORANDO ou Windows Explorer é o gerenciador de arquivos e pastas utilizados pelo sistema operacional Windows, seja ele em qual versão estiver sendo utilizado no computador.

Tem por finalidade, facilitar a cópia, exclusão, inclusão, organização, movimentação e todas as atividades referentes ao gerenciamento de arquivos, podem este também ser usado para a instalação de softwares na estação de trabalho.

Este ícone abaixo geralmente era usado em versões mais antigas do Windows, sendo possível acessar através dos passos:

1 – Menu Iniciar

2 – Programas

3 – Windows Explorer

Em versões mais atuais do Windows o explorer pode ser acessado pelos seguintes passos:

1 – Menu Iniciar

2 – Meu computador

* Painel Windows Explorer

Assim como os demais programas, o Windows Explorer é uma janela e por isso contém as mesmas barras que abrigam os comandos de operações.

Há algumas diferenças na área de trabalho já que o Explorer é divido em painéis. Observe abaixo a divisão:

O painel da esquerda é chamado de raiz, este contém os componentes de sistema e os diretórios, que são chamadas também de pastas de sistema.

O painel que se encontra à direita mostra o conteúdo de cada item disposto no painel da esquerda. Observa na seta.

Estes conteúdos são denominados de subpasta, quando se tratar de um diretório subordinado a um outro ou, simplesmente, arquivo, quando mostrar um conteúdo final de uma pasta.

No painel do Windows Explorer à esquerda, temo algumas pastas que contém subpastas, estas são precedidas do sinal (+). Este sinal quando visível significa que a pasta raiz se encontra fechada com suas subpastas recolhidas.

* Explorando os objetos

Objeto é todo e qualquer ícone que esteja disposto e visível nos painéis do gerenciador de arquivos Explorer.

Para explorar os objetos deve-se primeiro selecionar a pasta que se deseja pesquisar.

Efetuando um simples clique sobre um ícone, é feito à operação de seleção e mostra-se o conteúdo no painel direito (subpastas e arquivos). Observe abaixo:

No exemplo acima, quando se seleciona a pasta raiz C: no lado direito, à esquerda aparecem às pastas que compõem esta partição.

Ao efetuar um clique no sinal de (+) são mostradas as subpastas dispostas em ramificação abaixo da pasta matriz sem alterar a visualização do painel direito.

Dois cliques sobre um determinado ícone realiza as duas tarefas citadas anteriormente, ou seja:

» selecione um objeto

» mostra as subpastas

A ação de efetuar um clique sobre um subpasta no painel direito apenas tem a função de selecionar.

Efetuando dois cliques sobre uma subpasta no painel direito do Windows Explorer, transporta todas as subpastas para o painel esquerdo e mostra o conteúdo da subpasta acionada.

Observação 1: Para recolher as subpastas mostradas ao clicar no sinal de (+), basta clicar no sinal de (-). Ao efetuar esta operação a pasta volta para o estado anterior e também retorna com sinal de (+)

Observação 2: Observe que quando ativamos uma pasta que está precedida do sinal de (+), esta passa a ter o sinal de (-).

This entry was posted on segunda-feira, junho 09, 2008 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários